Mercado em festa: Ibovespa renova máxima histórica📈
Com cenário externo favorável, índice sobe 0,25% na semana, enquanto dólar e juros futuros mostram movimentos mais contidos.
O Ibovespa encerrou a semana em ritmo de celebração. Com alta de 0,25%, o índice alcançou um novo recorde de fechamento, aos 145.865,11 pontos. O otimismo persistente, impulsionado pelo cenário de juros mais baixos nos EUA, fez com que o mercado brasileiro mostrasse força. O dólar subiu de forma mínima, enquanto os juros futuros brasileiros tiveram um movimento de alta, refletindo a cautela do mercado com a manutenção da Selic em patamares elevados.
Apesar da leve queda de quinta-feira, o índice fechou a semana com forte valorização. A valorização em setembro já soma mais de 3%.
Para entender o que moveu o mercado na última sessão e o que podemos esperar da semana que se inicia, continue a leitura e confira a análise completa.
Olhar Global 🌎: Wall Street sobe e fecha a semana com recordes
Os principais índices em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq, fecharam o dia em alta e conseguiram novas máximas históricas. A reação positiva do mercado americano, mesmo após o corte de juros do Fed ter sido menor do que o desejado por alguns, demonstra o otimismo dos investidores com a trajetória da economia e com as expectativas de mais cortes de juros.
A conversa entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, também contribuiu para o otimismo, com o mercado vendo a possibilidade de descompressão nas relações comerciais entre os dois países.
- Dow Jones: alta de 0,36%
- S&P 500: alta de 0,49%
- Nasdaq: alta de 0,72%
Ibovespa 📈: Vale e Petrobras em baixa seguram o Ibovespa!
O Ibovespa fechou o dia em alta de 0,25%, alcançando o novo patamar histórico de 145.865,11 pontos. No mês de setembro, o índice acumula uma valorização de 3,14%, e no ano, a alta é de 21,27%. A valorização na semana foi de 2,53%, a melhor em mais de um mês.
Dólar 💵 e Juros 📉: O Que Aconteceu?
O dólar comercial subiu 0,03%, fechando a R$ 5,320. A moeda americana, que vinha em uma forte tendência de queda, teve um movimento de alta, refletindo a valorização do dólar no cenário internacional e o ajuste natural do mercado após a decisão de política monetária brasileira, que manteve os juros em patamares elevados. A semana, no entanto, foi de desvalorização para o dólar.
E Agora?
A semana que se inicia será de menor fluxo de notícias e indicadores, permitindo que o mercado absorva os eventos da “Super Quarta”. No Brasil, o foco estará no Boletim Focus, que divulgará as expectativas de mercado para a economia, e no exterior, as falas de membros do Fed serão acompanhadas de perto. No Brasil, o tema político da anistia a sentenciados por crimes de 8 de janeiro no Congresso pode gerar volatilidade, e o mercado ficará atento a como as relações entre o executivo e o legislativo se desenvolverão.
Agenda Econômica de Hoje!
A agenda econômica desta Segunda-feira, 22 de Setembro
• 8:25: Boletim Focus – Brasil
• 9:30: Índice de Atividade Nacional Fed Chicago (Ago) – EUA
• 10:45: Discurso de Williams, membro do FOMC – EUA
• 13:00: Discurso de Barkin, Membro do FOMC – EUA
R3 Investimentos: Seu Guia no Mercado!
Acompanhe diariamente o Morning News da R3 Investimentos para se manter atualizado sobre os principais acontecimentos do mercado financeiro e tomar decisões estratégicas para seus investimentos.