Investidores reagem a dados positivos do Caged, dólar recua e curva de juros sobe em cenário de cautela internacional.
O Ibovespa começou a semana no embalo, renovando sua máxima histórica. O índice fechou com alta de 0,61%, aos 146.336,80 pontos, impulsionado pela performance positiva da Vale e dos grandes bancos. O dia foi marcado pelo otimismo cauteloso em relação à política comercial e, mais uma vez, pelos receios sobre a paralisação do governo nos EUA (shutdown). O dólar caiu pela segunda sessão seguida, e os juros futuros brasileiros subiram em toda a curva.
O mercado doméstico recebeu bem os dados de emprego do Caged, que indicaram resiliência. Acompanhe os detalhes para entender os fatores que movimentaram a bolsa e o que esperar do último dia de setembro.
Olhar Global 🌎: Wall Street sobe, mas shutdown nos EUA gera cautela
Os principais índices em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq, fecharam o dia com ganhos curtos. O mercado americano voltou a se animar com o setor de inteligência artificial (IA), mas a principal fonte de preocupação é a possibilidade de um shutdown (paralisação do governo) nos EUA, devido à falta de acordo bipartidário sobre o orçamento.
O mercado acredita que a IA continua a ser um motor de crescimento, mas o impasse político em Washington é um fator de risco que pode, inclusive, atrasar a divulgação de dados econômicos cruciais, como o payroll (folha de pagamento não-agrícola), que é vital para o Federal Reserve.
• Dow Jones: alta de 0,14%
• S&P 500: alta de 0,26%
• Nasdaq: alta de 0,48%
Ibovespa 📈: Vale e Eletrobras em alta puxam novo recorde
O Ibovespa fechou o dia em alta de 0,61%, aos 146.336,80 pontos, renovando a máxima histórica de preço durante o pregão. No mês de setembro, o índice acumula uma valorização de 3,48%, e no ano, a alta é de 21,66%.
Dólar 💵 e Juros 📉: O Que Aconteceu?
O dólar comercial fechou em baixa de 0,31%, cotado a R$ 5,322. A moeda americana emendou a segunda queda seguida, refletindo o otimismo do mercado com o cenário de emprego no país e a perspectiva de melhora na relação comercial com os EUA. A queda é um bom sinal, pois tende a aliviar a pressão inflacionária e dar mais conforto ao Banco Central.
E Agora?
A terça-feira marca o último dia de setembro e do 3º trimestre de 2025. O mercado estará de olho na divulgação da Taxa de Desemprego de agosto no Brasil. Nos EUA, a agenda traz os importantes dados de Ofertas de Emprego (JOLTS), que dão pistas sobre o mercado de trabalho. No entanto, o principal foco do mercado continua sendo os desdobramentos da aproximação entre Lula e Trump e o risco de shutdown nos EUA
Agenda Econômica de Hoje!
A agenda econômica desta Terça-feira, 30 de Setembro
• 9:00: Taxa de Desemprego (Ago) – Brasil
• 10:45: PMI de Chicago (Set) – EUA
• 11:00: Confiança do Consumidor CB (Set) – EUA
• 11:00: Ofertas de Emprego JOLTS (Ago) – EUA
R3 Investimentos: Seu Guia no Mercado!
Acompanhe diariamente o Morning News da R3 Investimentos para se manter atualizado sobre os principais acontecimentos do mercado financeiro e tomar decisões estratégicas para seus investimentos.